CANUDOS ECOLÓGICOS – SIM, ELES FAZEM TODA A DIFERENÇA
Cada vez mais populares, os canudos ecológicos aqueceram as discussões sobre os impactos ambientais causados pelo uso desenfreado do plástico. Entenda porque o canudinho se tornou o vilão da história
Se você acompanha os temas mais discutidos atualmente, com certeza já deve ter ouvido falar sobre os tais canudos ecológicos. Mas afinal, como e por que esse tema entrou em discussão? Na verdade, se pararmos para refletir, a questão do uso excessivo dos canudos é, na verdade, apenas a ponta de um iceberg que vem sendo uma ameaça desde que a civilização passou a produzir, consumir e descartar de mais: a poluição.
E, como sendo uma Agência de Ecoturismo que promove passeios ecológicos, não poderíamos deixar de entrar no assunto. A questão vem sendo debatida principalmente por causa da criação dos canudos ecológicos, que tencionam reduzir (e futuramente eliminar) o uso dos tão poluentes canudos de plástico. Esses canudos, compostos por derivados do petróleo – polipropileno ou poliestireno – demoram cerca de 400 anos para se decompor no ambiente, e até lá, poluem absurdamente mares e rios, acabando com a vida marinha.
Segundo estudos, são 10 milhões de toneladas de canudos descartados nos oceanos anualmente, e em 2025, se continuarmos no mesmo ritmo, serão 30 milhões. Só nos Estados Unidos, são utilizados 500 milhões de canudos de plástico por dia, e no Brasil, a proporção é tão grande que, se fossem empilhados e alinhados, poderiam dar a volta na terra.
Os números são chocantes, e a causa muito grave. São 4 minutos de uso, e casa mil anos de impacto. Por essa razão, o que não falta são opções para deixar de lado o nocivo canudo: existem versões de vidro, bambu, silicone, palha, metal e até mesmo de papel, que apesar de também ser poluente, se decompõe muito mais rápido. Esses canudos podem ser levados na bolsa, e os de materiais reutilizáveis são vendidos com escovinhas próprias para higienização. Ou seja, além de ser uma alternativa muito mais sustentável, é prática e higiênica.
A discussão tem sido tão importante, que no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, há uma lei que proíbe o uso de canudos plásticos, e algumas grandes empresas do ramo alimentício – como o McDonald’s, por exemplo, – já tem reduzido gradualmente seu uso.
A conscientização é essencial. Um canudo tem em média 6 milímetros de diâmetro, mas seus impactos são gigantescos. É preciso que as pessoas entendam que pequenos gestos como deixar de tomar refrigerante com canudo é uma forma importante de ajudar a cuidar do planeta, ainda que pareça um gesto simples de mais. Quando se trata da natureza, cada impacto que deixamos de causar são mais vidas silvestres preservadas.
Roteiros Eco Trilhas em parceria com o Ibimm – (Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente) ajudamos a preservar , cuidar da natureza, meio ambiente e da saúde de nossos mares e oceanos.
Faça sua parte não jogue lixo em praias, jogue o lixo no lixo e não utilize canudos de plástico, vamos salvar nossas tartarugas.
Quer ajudar e fazer a diferença?
Apoie nossa campanha é fácil CLIQUE AQUI!
Sorry, the comment form is closed at this time.