Limpeza de praias Mais do que limpar, conscientizar.
logo
Somos uma agência de turismo receptivo que visa levar turistas, pesquisadores e estudantes aos lugares mais incríveis do mosaico de unidades de conservação Juréia Itatins. Venha conhecer este paraíso.
Ultimos Artigos
+11 94806-0364
Top
Roteiros Eco Trilhas Agência de Turismo Peruíbe / Peruíbe  / Limpeza de praias Mais do que limpar, conscientizar.
mutirao-limpeza-de-praias-peruibe

Limpeza de praias Mais do que limpar, conscientizar.

Peruíbe estação ecológica

Limpeza de praias Mais do que limpar, conscientizar.

Organizar um mutirão de limpeza de praia não é fácil – envolve uma série de desafios, entre eles parceiros, apoio de entidades competentes e pessoas engajadas e conscientes, com disposição para colocar a “mão na massa”.

Contagiar as pessoas é a etapa mais complicada, e a mais importante. Considerando o estado crítico em que as praias e os mares se encontram, organizar movimentos podem ser vistas como ações consideravelmente pequenas, se comparadas ao tamanho do problema, mas que em volume, fazem toda a diferença. Convencer a pessoas de que é o trabalho de formiguinha, em conjunto com pequenas atitudes particulares (como o descarte correto do lixo e das bitucas de cigarro, o não uso de canudos plásticos, evitar quaisquer embalagens descartáveis) são sim, de grande relevância para o meio ambiente.

mutirao-limpeza-de-praias-peruibe-costao

Por isso, o mutirão deve ir além de apenas coletar o lixo. Mensurar e explicar a atual situação dos oceanos e das praias é uma forma importante de impactar a comunidade, e assim, envolve-la na causa. Trazer as pessoas, e ajudar a criar o hábito do descarte correto é tão importante quanto a coleta e a separação do lixo. A conscientização é na verdade, a grande mensagem das ações de limpeza.

Neste sábado, dia 28 de setembro, a Roteiros Eco Trilhas promoveu o mutirão de limpeza na Praia do Costão, com a #Omarnãoestáparaplástico. Pela primeira vez organizada por uma empresa privada, a ação envolveu vários empreendimentos locais, que auxiliaram na estruturação do evento. O intuito principal, além da limpeza do local é o reforço do sentimento de responsabilidade sobre os nossos mares, que todos devem cultivar e praticar. Convidando estudantes do eixo de turismo, o objetivo é mostrar aos futuros profissionais da área, que terão as praias e a natureza como ferramentas de trabalho, que para eles a responsabilidade é dobrada.

rodrigo-eco-trilhasEm declaração, o proprietário da Roteiros Eco Trilhas Rodrigo Cipoloni frisou a importância de se ter uma visão sustentável “Nós utilizamos da mata, da natureza e da praia para fazer passeios e roteiros e consequentemente ganhar dinheiro. Por mais que meus roteiros destaquem a importância da conservação, e sejam pensados para gerar o menor impacto possível, não é justo apenas usufruir desses recursos (que são esgotáveis!). O mutirão de limpeza da praia do Costão é minha contribuição para a natureza, retribuindo e agradecendo o que ela proporciona para o meu negócio, e a qualidade de vida que ela proporciona a todos”.

Fotos de: Bruno Neri
Vídeo: Sandro Lifez
Texto de: Isabella Silva

Quer ajudar e fazer a diferença?
Apoie nossa campanha é fácil CLIQUE AQUI!

Sorry, the comment form is closed at this time.