Verão consciente Peruíbe: curta as férias sem preocupação
Sol, praia, e diversão – é nessa época que uma preocupação aumenta: o lixo nas praias de Peruíbe
Curtir as férias na praia é tudo de bom, principalmente com as altas temperaturas desse verão. Porém, junto com a diversão, é nesse período que um problema importante se agrava: o lixo. Só no verão do ano passado estima-se que foram colhidos toneladas de lixo nas praias do Litoral Sul, segundo o programa Verão no Clima, que é um programa do governo do Estado de São Paulo que realiza mutirões e caminhadas, no intuito de conscientizar e minimizar a sujeira nas praias durante o período de alta temporada.
Foto: Instituto eco Surf | ecosurf.org.br
Com a polêmica do uso de canudos plásticos em alta a questão do lixo vem sido cada vez mais discutida – além dos danos ao meio ambiente já conhecidos, que envolve a poluição, morte de animais marinhos e até mesmo os danos graves a alguns ecossistemas (como o mangue e a restinga), o excesso de lixo na praia acarreta problemas também aos próprios banhistas, que estão sujeitos a doenças causadas por esses resíduos descartados de forma inadequada.
Em Peruíbe essa questão é ainda mais relevante, uma vez que a cidade detém os títulos de cidade com o melhor ar do estado, melhor balneabilidade do Litoral Sul e, principalmente, por causa da Unidade de Conservação Juréia-Itatins.
A solução para esse problema é simples: consciência. É interessante lembrar que os maiores prejudicados são os próprios causadores desse problema – os banhistas. Nesse sentido, o trabalho de conscientização é importante. Ter sempre uma sacolinha para descarte dos seus resíduos é uma das atitudes simples, que evitam consequências graves. Recolhendo o seu lixo, você evita a morte de centenas de animais marinhos, e ajuda a reduzir a marca de 3 mil toneladas coletados no final do ano passado.
Sorry, the comment form is closed at this time.