RUÍNAS DO ABAREBEBÊ – UMA DAS IGREJAS MAIS ANTIGAS DO BRASIL
Datada do século XVI, as Ruínas remonta uma das partes mais importantes da história do Brasil – Construída em cima do morro, seu acervo conta um pouco da época da catequização na região.
Foto: Prefeitura de Peruíbe
A antiga igreja de São João Batista, hoje Ruínas do Abarebebê (padre voador), foi fundada Pelo Padre Leonardo Nunes em 1549, século XVI, formando o primeiro aldeamento com o intuito de catequizar os índios que lá estavam. A construção localizada onde hoje se estabeleceu o bairro do Ruínas, é uma grande referência das construções da época: construída em cima de um morro, o ponto era considerado estratégico, uma vez que proporcionava uma visão panorâmica do litoral, permitindo a proteção em caso de invasão do território brasileiro.
Sua importância histórica e cultural é imensurável – as ruínas são os indícios de uma das igrejas mais antigas construídas no litoral brasileiro. Tombada por dois órgãos de preservação, o CONDEPHAAT e o IPHAN, hoje possui estrutura para receber visitantes com monitoria.
Contando com um acervo que remonta a história da época, nas ruínas há o batistério, lugar onde eram batizadas somente pessoas brancas, construída com areia, óleo de baleia e sambaquis (Fragmentos do mar e ossos). Lá, foi também um dos primeiros colégios de meninos da região e um cemitério indígena que com a escavação dos estudantes de arqueologia da USP, conseguiram encontrar mais de 30 mil peças entre urnas funerárias, arcadas dentárias e outros artefatos.
Foto: Prefeitura de Peruíbe
Além do ar histórico, bem como quase tudo em Peruíbe as Ruínas também possui seu lado místico. Palco de vários relatos de aparecimentos de UFO´S, o lugar faz parte do roteiro ufológico, sendo um dos pontos procurados para vigílias. História e mistério – tudo isso em um museu a céu aberto que fez parte de uma das fases mais importantes da história do Brasil.
Sorry, the comment form is closed at this time.