A importância do monitor ambiental: por que estar acompanhado de um monitor faz toda diferença
logo
Somos uma agência de turismo receptivo que visa levar turistas, pesquisadores e estudantes aos lugares mais incríveis do mosaico de unidades de conservação Juréia Itatins. Venha conhecer este paraíso.
Ultimos Artigos
+11 94806-0364
Top
Roteiros Eco Trilhas Agência de Turismo Peruíbe / Aventura  / A importância do monitor ambiental: por que estar acompanhado de um monitor faz toda diferença
monitor-ambiental

A importância do monitor ambiental: por que estar acompanhado de um monitor faz toda diferença

Entenda o trabalho do monitor ambiental e porque ele é tão importante na realização de passeios em meio à natureza

 

Estar acompanhado de um monitor ambiental durante passeios em determinadas áreas de proteção ambiental e, principalmente, em atividades que envolvem trilhas, caminhadas na mata e acampamentos, é extremamente importante. Mas afinal, quem é esse profissional? Como ele surgiu e porque ele é indispensável quando se trata de atividades em meio à natureza?

monitor-ambiental

Partindo de uma definição básica, o monitor ambiental é o profissional que possui conhecimentos específicos sobre a natureza local, como as espécies de seres vivos que habitam naquele ambiente, os locais de risco e os que permitem a prática de atividades turística e, além disso, são experientes e dominam técnicas de primeiros socorros em áreas de mata e técnicas de sobrevivência na selva.

Ou seja, é um profissional apto para guiar, orientar, e socorrer os turistas em qualquer situação de risco na mata. Segundo a definição dada no 1° curso de monitores ambientais em Iporanga, “O Monitor Ambiental é um profissional local de ecoturismo que sensibiliza e interage com a comunidade local e os visitantes para promover a conservação ambiental, valorizando o patrimônio natural e cultural da Região, buscando desenvolver uma rede de serviços voltada para a sustentabilidade.

Nesse viés, nota-se que além de suas formações técnicas, o monitor é um profissional preocupado com a conservação e uso sustentável de seu ambiente de trabalho, além de ter a responsabilidade de manter a comunidade engajada na atividade turística, promovendo o turismo de base comunitária.

A profissão, regulamentada através do curso, surgiu em 1998, na chapada dos veadeiros como sendo o curso de “condutor de visitantes”. O objetivo, além de gerar trabalho para os moradores locais, era garantir a segurança dos visitantes que muitas vezes se perdiam ou se acidentavam em trilhas. Foi a partir desse momento, que acidentes durante as visitações reduziram radicalmente – O PETAR, por exemplo, foi o primeiro local do estado de São Paulo a promover o curso para monitores e os acidentes nas cavernas foram reduzidos drasticamente.

Eis a grande importância de um monitor ambiental – garantir a sua segurança durante o passeio. O monitor terá também o papel de planejar todo o roteiro, verificar condições climáticas e assegurar que os locais a serem visitados estarão acessíveis e em boas condições. Ele entrará em contato com os órgãos responsáveis pelo local – caso haja – para que não tenham problemas de autorização posteriormente. No caso de Peruíbe, os cursos passaram a ser ministrados a partir do ano de 2001, com apoio da Fundação Florestal. Hoje o perfil de um monitor ambiental vai além do morador local, mas exige uma postura de educador ambiental, que incentive seus turistas a respeitarem e conservarem o local em que estão. Assim, é possível promover um turismo sustentável e seguro.

monitor-ambiental-jureia-itatins

É sempre importante estar acompanhado por um monitor em atividades de ecoturismo pelas razões já citadas, no entanto, ele é exigido em áreas de Reservas e de Proteção Ambiental. Para ter certeza se é uma exigência estar acompanhado de um monitor no local em que irá visitar, consulte uma agência de turismo especializada. Os monitores devem ser locais e podem ser contratados por intermédio de uma agência ou individualmente.

Sorry, the comment form is closed at this time.