Pico da Serra do Itatins em Peruíbe em estado de emergência
logo
Somos uma agência de turismo receptivo que visa levar turistas, pesquisadores e estudantes aos lugares mais incríveis do mosaico de unidades de conservação Juréia Itatins. Venha conhecer este paraíso.
Ultimos Artigos
+11 94806-0364
Top
Roteiros Eco Trilhas Agência de Turismo Peruíbe / Peruíbe  / Pico da Serra do Itatins em Peruíbe Juréia Itatins

Pico da Serra do Itatins em Peruíbe Juréia Itatins

Pico da Serra do Itatins em Peruíbe

Subir o pico da Serra dos Itatins é realmente um passeio incrível para quem gosta de estar em contato com a natureza e possui disposição para encarar uma super trilha.

A Serra do Itatins está à 500 m de altitude. De lá é possível ter uma vista panorâmica da cidade em 360º, avistando diversas praias como a Praianha, Guaraú, praia do Una e até a cidade de Itanhaém.

Para chegar ao pico, é necessário contratar um guia ou monitor ambiental Cadastrado na fundação Florestal.

Para mais informações fale conosco.

Peruíbe é uma cidade litorânea turística que possui inúmeras belezas naturais,sendo uma cidade muito importante por possuir um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do país, mas que infelizmente não possui uma boa gestão no quesito TURISMO RESPONSÁVEL E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, sendo totalmente largada às traças onde às leis e regras só se aplicam para quem trabalha corretamente e possuem conhecimento dessas “tais leis”.

  Em inúmeros locais que realmente deviam ser preservados ou pelo menos ter algum tipo de fiscalização ou atenção pelos “órgãos competentes” acabam sendo totalmente negligenciados como o caso do Pico da Serra do Itatins.

   Localizado dentro da Estação Ecológica Juréia Itatins, o Pico de Serra do Itatins “deveria” ser um local totalmente protegido no quesito preservação ambiental, por estar dentro de uma estação ecológica( acima de 100 metros), mas não é essa realidade que encontramos o local. 

  Muitas modificações foram feitas por turistas comuns e até mesmo moradores da região, principalmente no decorrer da trilha, onde há vários sinais de desmatamento para ser feita uma MTB (trilha de bike), sofrendo um impacto ambiental absurdo pela quantidade de turistas que visitam o local diariamente sem nenhuma instrução ou conhecimento sobre o local em que estão visitando, fazendo churrascos, acampamento, música alta, deixando lixo e até mesmo uma churrasqueira foi deixada no local.

    Além de todos esses fatores que já são bem graves e preocupantes, nós da Agência Roteiros Eco Trilhas estamos sofrendo uma constante perseguição por se tratar de uma agência de turismo que realmente faz à diferença em Peruíbe, gerando empregos para guias e monitores ambientais, realizando inúmeras ações solidárias entre doações de alimentos, remédios e roupas para aldeias indígenas que estão passando por momentos muito difíceis e não estão recebendo amparo nenhum dos órgãos competentes, promovemos mutirões de limpeza de praias em locais de difícil acesso e também mais castigados, focando sempre na questão do “ecoturismo que seria um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio cultural e natural, visando a preservação do meio ambiente e conscientização ambiental.”

Dessa forma, nós desenvolvemos o ecoturismo afim de assegurar que essas áreas  não sejam excessivamente ocupadas e nem destruídas, e além de não sermos amparados pelos órgãos competentes somos diariamente caçados, até advertências estão sendo feitas para à agência.

  Assim levantamos às seguintes questões: Às leis só se aplicam para nós uma Agência de turismo referência no município? Por que esses locais podem ser degradados por turistas comuns sem nenhuma instrução e não recebem nenhum tipo de advertência e agências que trabalham corretamente e honestamente não podem? Até quando os órgãos competentes do município serão negligentes neste quesito? Se um local como o Pico da Serra do Itatins é tão bem protegido e preservado como dizem ou como consta nas leis por que há tanta visitação e impactos ambientais negativos?

 Peruíbe era pra ser uma cidade muito mais preservada, mais preparada na questão do turismo e nos pontos turísticos da região , mas infelizmente não é uma cidade onde nós de agências de turismo podem realizar um trabalho seguro, consciente, honesto e que realmente faça a diferença no município, não somente no quesito turístico mas também para os moradores e trabalhadores do ramo que sofrem e muito por essa total falta de respeito e negligência de todos os órgãos competentes. 

Conheça os pontos turísticos de Peruíbe

 

Texto de: Marjorei Malta

Sorry, the comment form is closed at this time.