A SABEDORIA INDÍGENA E A SUSTENTABILIDADE | Roteiros Eco Trilhas
logo
Somos uma agência de turismo receptivo que visa levar turistas, pesquisadores e estudantes aos lugares mais incríveis do mosaico de unidades de conservação Juréia Itatins. Venha conhecer este paraíso.
Ultimos Artigos
+11 94806-0364
Top
Roteiros Eco Trilhas Agência de Turismo Peruíbe / excursões  / A SABEDORIA INDÍGENA E A SUSTENTABILIDADE
aldeia-indigena-tabacu-peruibe

A SABEDORIA INDÍGENA E A SUSTENTABILIDADE

Entenda como o modo de viver do indígena pode ser uma inspiração para tornar o nosso dia-a-dia mais sustentável.

Ser indígena atualmente engloba vários desafios, principalmente devido ao avanço da tecnologia, e as facilidades que ela trouxe. Até mesmo na questão cultural, é complicado não ser influenciado em um século bombardeado de informações construídas com esse objetivo – o de ditar o ritmo de nossas vidas.

Mediante essas questões, o turismo de base comunitária desenvolvido pela aldeia indígena Tabaçu Reko Ypy tem por base o equilíbrio. Essa filosofia de vida foi a forma que a comunidade encontrou para reviver suas tradições e conviver harmoniosamente com a realidade atual, sem radicalizar em nenhum dos lados. Essa é lição que devemos tomar para nós: o equilíbrio deve ser a base de tudo.

vicencia-na-aldia-indigena-peruibe

Durante a vivência na aldeia, uma das ideias mais frisadas é sobre o consumo. A reflexão sobre a nossa alimentação e um exemplo do modo de viver do indígena. Enquanto nós comemos até não aguentar mais, pelo sabor, ou pelo prazer de comer, os índios comem apenas quando sentem fome, e o suficiente para se saciar. Nem a mais, nem a menos, somente o necessário. Nesse viés, refletimos: quanto do que temos ou compramos é realmente necessário?

O consumo exagerado é, sem dúvidas, um dos maiores problemas desse século. Comprar de mais faz com que aumente a produção de lixo, e a poluição. Cuidar do meio ambiente é um compromisso coletivo, que começa com pequenas atitudes que devem ser adotadas no dia a dia. Assim como os índios, tudo começa com a mudança de pensamento. É preciso buscar o equilíbrio entre o que se deseja e o que se precisa, e dessa forma trabalhar a redução do consumo.

Pensar antes de comprar é o primeiro passo. Questione-se sempre: eu realmente preciso? Em seguida, avaliar o que não é mais usado e procurar outra utilidade também é uma forma de reduzir o consumo desnecessário. Além de evitar a produção de lixo, criar uma nova utilidade para o produto evita que a necessidade de comprar um outro.

Todas essas dicas que já lemos várias vezes na verdade já fazem parte de uma sabedoria milenar, de um povo que tem sua missão muito bem definida – a de proteger e defender a nossa natureza.

Sorry, the comment form is closed at this time.