Entenda por que escolher um guia de turismo credenciado
Porque contratar um guia de turismo?
Com a evolução da forma de se fazer excursões, que teve por objetivo regulamentar a atividade e segmentar seu público, desmistificado a ideia de “farofada” e de um turismo indesejado, os municípios delimitaram um conjunto de regras, condicionando essas excursões. Cada município impôs suas condições, porém sem muitas variações – a grande maioria das cidades litorâneas no estado de São Paulo, por exemplo, exigem a taxa de entrada de ônibus ou van turística na cidade, e a presença de um guia de turismo local.
Excursões autorização entrada de veiculo
A necessidade do acompanhamento do guia é um ponto bastante questionado, uma vez que em excursões de “bate-e-volta” para praia, que são as mais comuns, não exigem nenhum tipo de orientação. Mas é ai que os organizadores de excursão se enganam. É comum que alguns organizadores tentem contornar essa regra, pois a inclusão do guia no momento da contratação da agência de turismo para emitir a autorização da entrada do veículo turístico torna o pacote mais caro. Porém, além de ser uma exigência legal, e o não cumprimento da regra ser passível de multa, ter um profissional local no auxilio da excursão pode fazer toda diferença.
Contrate um bom guia de turismo
Contratar um bom guia, devidamente cadastrado, é a garantia de que ele passou por todo o treinamento, estando apto a prestar aquele serviço com qualidade. Durante a excursão, ele saberá dar as orientações necessárias sobre a viagem com relação a alimentação, locais para uma visitação posterior, ou até mesmo passeios que podem ser feitos no momento mesmo, tornando a viagem mais agradável, e fugindo um pouco do sol e praia de sempre. Além disso, dará apoio como um todo – na organização, no caso de imprevistos com saúde, entre outros sinistros que podem ocorrer durante o passeio.
Identificar um guia de turismo credenciado é muito simples: se ele não estiver com o crachá, algumas agências colocam o número de seu Cadastur (cadastro junto ao ministério do turismo) no voucher, comprovando que ele está exercendo a atividade legalmente. Se não tiver nenhuma das duas informações, questione a agência. Além da valorização da categoria, ter um guia credenciado junto a sua excursão é uma forma de assegurar o sucesso de sua viagem, movimentando o turismo local e ajudando a desenvolver o turismo legal.
Escrito por: Isabella Silva
Sorry, the comment form is closed at this time.