ECOTURISMO: ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA?
Atualmente fala-se muito em ser sustentável e ecologicamente correto, mas afinal, o que esses termos querem dizer? Será que existe diferença?
Desde o momento em que o homem percebeu as consequências do consumo desenfreado, do crescimento a qualquer custo, e principalmente, que os recursos naturais são esgotáveis, os termos sustentabilidade e ecologia entraram em pauta em quase todos os setores econômicos. “Ser sustentável” ou “ecologicamente correto” passou a ser uma bandeira quase que obrigatória, sendo um sinônimo de responsabilidade ambiental.
Na área do turismo, esses dois termos ganharam grande evidência nos dias atuais, sendo inclusive uma tendência. O ecoturismo e o turismo sustentável, também abordado como turismo de base comunitária, são setores cada vez mais procurados entre os turistas, trazendo novos perfis de público para a atividade. O envolvimento com a natureza e com a comunidade local, com respeito às culturas tradicionais, e a aquisição de conhecimento durante as viagens são os aspectos procurados por esse novo público que fez com que a procura por destinos eco turísticos e sustentáveis crescesse.
Mas afinal, qual a diferença? Ambos os termos se entrelaçam quanto ao intuito de preservação e conservação, porém, a ecologia está diretamente relacionada à conservação da natureza, enquanto a sustentabilidade detém objetivos mais amplos. Ser sustentável envolve a conservação do ecossistema como um todo, inclusive os habitantes do local, e da cultura gerada por eles. Além disso, o objetivo não é apenas a conservação, mas o uso de modo controlado e consciente, de forma que o recurso não se esgote. Dessa forma a sustentabilidade pode ser definida como o uso de todo os recursos – seja a natureza, a cultura de um povo, algum tipo de produção – de forma equilibrada, visando à redução de impactos para que o mesmo possa ser utilizado por gerações futuras. No caso da sustentabilidade no turismo, o envolvimento da comunidade do local em que se realiza a atividade turística é fundamental, para gerar uma economia que estimule a conservação da cultura daquele povo, subsidiando a sua permanência naquela área e integrando essa comunidade na atividade. Esse conceito permitiu o surgimento do turismo de base comunitária, que além dos ótimos resultados vem sendo cada vez mais procurados também. A exemplo disso, pode-se citas as Reservas de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una e do Despraiado, que além da área de proteção ao meio ambiente, consegue manter sua cultura caiçara graças à essa modalidade do turismo.
Já a ecologia é mais restrita. Seu intuito principal é conservação da natureza, onde seu uso para qualquer atividade econômica é permitida apenas sob exceções. De modo geral, a ecologia visa à redução de desperdícios e do uso de recursos, ou a utilização de recursos renováveis (que podem ser reciclados) como a reutilização da água, o uso de energia limpa, a reciclagem de matérias, entre outros. No turismo, o termo tem definição bem específica. É uma atividade voltada para a contemplação, sempre realizada de modo a causar o menor impacto possível. Geralmente, seu público tem como interesse a pesquisa científica, o aprendizado, e a contemplação, tendo em comum o amor pela natureza. Trilhas, acampamentos, praias desertas, cachoeiras, são destinos que fazem parte do ecoturismo. A atividade é praticada dentro das áreas de proteção, o que restringe ainda mais a atividade. Nesse caso, o objetivo é manter o máximo da originalidade do local, também visando às gerações futuras.
Sorry, the comment form is closed at this time.